quarta-feira, 27 de março de 2013

10 dicas para curtir a Páscoa sem culpa!



Quem se preocupa em manter a forma ou está seguindo uma dieta para perder peso pode se ver em apuros na época da Páscoa. Como resistir à tentação dos chocolates, bombons, trufas e todas as outras guloseimas que aparecem nessa época do ano? Será que para manter a forma é preciso abrir mão dos deliciosos chocolates que já fazem parte da tradição? 

A nutricionista Brunna Reis explica que é possível aproveitar a Páscoa sem culpa, comendo de tudo e sem sair de forma. “O segredo é ponderar. Comer tudo em pequena quantidade”.

O chocolate é um doce perfeito pela combinação do amargo do cacau, com a manteiga, leite e açúcar. Aumenta a produção de serotonina, substância responsável pelo nosso bem-estar; possui fitoquímicos, antioxidantes que diminuem doenças cardiovasculares e câncer. Também faz bem para a pele, previne o Alzheimer, estimula o Sistema Nervoso Central, o Sistema Respiratório e os músculos cardíacos e ainda pode ser afrodisíaco.


terça-feira, 26 de março de 2013

A importância da higiene das mãos


Os profissionais de saúde recomendam a higienização frequente das mãos como uma das principais formas prevenção de doenças infecciosas. Esse hábito ajuda a prevenir muitas doenças como conjuntivites, gripes e resfriados, e até mesmo diarreias, que afetam principalmente crianças. Mas será que existe uma maneira mais correta de lavar as mãos? E o álcool gel, pode substituir o uso da água e sabão? 


A médica Ana Freitas Ribeiro, diretora da Central de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, esclarece que o álcool em gel é tão eficiente quanto a lavagem das mãos, prevenindo diversas doenças, como gripes, diarreias e todas as enfermidades de transmissão respiratória. Mas quando há sujidade aparente nas mãos, aí sim é preciso lavá-las com água e sabão.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Exame de sangue por dispositivo instalado embaixo da pele

Imagens divulgadas pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, responsável pela invenção.

Cientistas suíços criaram um pequeno dispositivo subcutâneo que vai fazer exames de sangue e enviar os resultados ao médico imediatamente via celular. O protótipo de 14 milímetros é facilmente inserido embaixo da pele com a ajuda de uma agulha e deve estar disponível para o público em quatro anos.

A invenção é uma ótima notícia para pessoas que estão em tratamento de saúde e necessitam monitoramento com exames de sangue periódicos, como pacientes com problemas como colesterol alto e diabetes, pacientes de UTI ou em quimioterapia.

Cuidando do cabelo para a chegada do inverno



Com a chegada dos dias mais frios do outono e do inverno, é cada vez fica mais difícil recusar um banho quente. Também abusamos do secador de cabelo e optamos por uma alimentação mais gordurosa e calórica. Esses são apenas alguns dos hábitos que contribuem para deixar agredir os cabelos .

Os fios naturalmente tendem a cair mais no outono e no inverno, mas o problema realmente é o abuso desses costumes prejudiciais.

quarta-feira, 20 de março de 2013

8 dicas para se prevenir de gripes e resfriados



O outono chegou, e com ele os meses mais frios do ano! Nessa época, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, facilitando o contágio de gripes e resfriados, transmitidos facilmente pelo ar. 

Veja algumas dicas simples para se prevenir e curtir o friozinho com tudo que ele tem de bom!

terça-feira, 19 de março de 2013

10 alimentos para ter uma boa noite de sono

Dificuldade para conseguir dormir, acordar várias vezes durante a noite, levantar de manhã com aquela sensação de cansaço e sonolência que persiste durante o dia. São os sintomas da temida insônia, que atrapalha o sono e a vida de cerca de 20% dos adultos e pode trazer muitos prejuízos. Além da indisposição, estudos comprovam que noites maldormidas favorecem a obesidade e o nervosismo. Muitas podem ser as causas e atualmente existem diversos tratamentos disponíveis, desde medicamentos, terapias até mudança de hábitos.

Uma boa notícia é que existem alguns alimentos que podem ajudar no tratamento, como os que são ricos em triptofano, um aminoácido utilizado pelo corpo na produção da serotonina, neurotransmissor que ajuda a desacelerar o ritmo cerebral, e também da melatonina, hormônio que regula o sono.

Já os alimentos ricos em carboidratos influenciam na liberação de insulina, que facilita a ação do triptofano. Pesquisas internacionais apontam ainda o magnésio e o cálcio como substâncias importantes para um sono reparador. De acordo com o nutricionista inglês Patrick Holford, autor de “A Bíblia da Boa Nutrição” (sem edição em português), o magnésio é um poderoso relaxante que ajuda o corpo a amenizar os efeitos do estresse. 

A consagrada nutricionista americana Adelle Davis afirma em seus estudos que a insônia é um dos primeiros sintomas da deficiência de cálcio. Portanto a ingestão de alimentos ricos neste mineral pode ajudar na regulação do sono. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 1000mg de cálcio por dia para um adulto. 

Mas é importante evitar exageros de qualquer tipo. À noite, nosso metabolismo desacelera e todo o corpo passa a funcionar mais lentamente, inclusive a parte digestiva. Comer muito à noite, seja qual for o alimento, pode resultar em desconforto abdominal, que com certeza vai atrapalhar muito na hora de dormir.

Confira abaixo uma lista de dez alimentos que podem ser consumidos durante o jantar, ajudando na preparação para uma boa noite de sono.



1) ALFACE: as propriedades sedativas da alface são conhecidas e utilizadas desde a antiguidade pelos egípcios. De acordo com a pesquisadora Wendy Green, autora do livro “50 coisas que você pode fazer para combater a insônia” (Ed. Larousse), a alface contém lactuário, uma substância com poderoso efeito sedativo que chega a ser semelhante ao ópio.



2) BATATA: é rica tanto e em carboidrato quanto em triptofano, além de ser saborosa e fácil de preparar. Porém se for frita, fica três vezes mais calórica. Para evitar o ganho de peso, o ideal é que seja cozida ou assada.



3) COENTRO: indicado pela medicina tradicional iraniana para o tratamento da insônia, esse tempero possui grande quantidade de magnésio, sendo um excelente aliado para ajudar a dormir. 



4) ESPINAFRE OU BRÓCOLIS: as duas verduras são ricas em magnésio, poderoso relaxante que ajuda no alívio do estresse. A dose diária indicada é de 300mg.



5) LEITE OU IOGURTE: a receita popular de tomar um copo de leite morno antes de dormir realmente tem fundamento. O cálcio presente no leite ajuda na regulação do sono. O ideal é tomar o leite desnatado, sem café ou chocolate, que possuem cafeína e são estimulantes. O iogurte tem ainda mais cálcio do que o leite. 



6) CEREJAS: a cereja contém melatonina, e três ou quatro unidades já ajudam o corpo a relaxar e se preparar para dormir. Também possui vitaminas A, B e C.



7) BANANA: é rica em várias propriedades que ajudam o corpo a relaxar: contém triptofano, melatonina, serotonina e magnésio. Também é nutritiva: possui vitamina C, B6, fibras e potássio.



8) MARACUJÁ: popularmente conhecido por suas propriedades relaxantes, o maracujá possui uma substância chamada passiflorine, que tem o efeito calmante. Faça um suco com dois maracujás pelo menos uma hora antes de deitar.



9) NOZES: também rica em melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono, as nozes têm ainda magnésio e são fonte de ômega-3.



10) CHÁS: Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade. Substâncias presentes nessas espécies atuam diretamente no sistema nervoso central, diminuindo a agitação. O melhor é que essas ervas melhoram desconfortos gástricos e intestinais. A erva-doce ou erva-cidreira também são boas opções. Mas nada de chás que possuem cafeína, como chá-mate, chá preto ou verde.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Alimentação inadequada aumenta riscos de problemas renais



 A alimentação é essencial para preservar a saúde dos rins. Uma alimentação inadequada, com excessos de sal, proteína e açúcar, pode sobrecarregá-los, causando uma inflamação que pode causar falência renal.

Portanto, evitar o excesso destes alimentos é muito importante. Use o mínimo de sal no preparo das refeições e evite alimentos que tenham 400 mg ou mais de sódio a cada 100 g ou 100 ml. Diabetes e hipertensão, se não tratadas corretamente, podem levar à falência total dos rins. 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Fique atento à saúde dos seus rins


“Pare de agredir seu rim” é a campanha realizada este ano pela Sociedade Brasileira de Nefrologia no Dia Mundial do Rim, comemorado este ano em 14 de março, alertando para a prevenção da doença renal crônica e a importância de um diagnóstico precoce.

Pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade são sérias candidatas a terem problemas renais. Casos da doença na família, ter mais de 50 anos e usar remédios sem orientação médica ampliam assustadoramente este risco. Adotar atitudes saudáveis como beber água, reduzir o sal na comida, perder peso e fazer exercício físico ajudam a manter o bom funcionamento renal.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Falta de sono altera atividade de genes e faz mal à saúde

Dormir pouco várias noites seguidas prejudica drasticamente o funcionamento do nosso organismo, podendo desencadear doenças degenerativas.

Mesmo com incontáveis avanços tecnológicos que deveriam facilitar nossa vida, boa parte das pessoas trabalha muito, vive sob estresse e dorme pouco. Nenhuma novidade. Mas quais as consequências desse estilo de vida?

Muitos estudos já apontaram uma relação entre a falta de sono e doenças cardíacas, diabetes, obesidade e problemas cerebrais. Agora uma nova pesquisa britânica confirmou que noites mal dormidas causam sérias alterações no funcionamento do corpo, podendo levar a diversos problemas de saúde, inclusive doenças degenerativas.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia da oração!



Bom dia! 

7 de março é comemorado como o Dia da Oração em todo o mundo. 

Um ato presente nas mais diversas religiões, a oração é uma busca do homem por Deus, seja para agradecer pelas coisas boas de sua vida, para pedir força e orientação sobre seus problemas e por aquilo que almeja, ou simplesmente para estar em contato com Deus. 

É um ato que gera autoconfiança, uma visão positiva da vida e paz interior. 

Silencie seu coração por alguns instantes e tente fazer essa experiência!

Benefícios da atividade física na gravidez




Durante a última década, o impacto da atividade física na saúde pública é assunto de grande importância e, por isso, é tratado com profundo interesse. Sabe-se que a prática regular da atividade física contribui positivamente para a saúde física e psicológica e que um estilo de vida ativo durante a gravidez pode trazer benefícios para mãe e para criança.

Estudos têm demonstrado efeitos benéficos da prática da atividade física durante o período gestacional, tais como redução do risco de diabetes, doenças hipertensivas e parto prematuro, prevenção do ganho de peso excessivo, diminuição da depressão e do estresse, melhora do estado psicológico e social, além de atenuar as alterações posturais decorrentes desse período.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Entenda por que o coração das mulheres é mais vulnerável


Dando continuidade ao tema da semana, que é a saúde feminina, veja abaixo os fatores de risco para problemas cardíacos na mulher:



Se você tem mais de 40 anos e apresenta algum destes fatores de risco, é essencial passar por um check-up com o cardiologista.

  • Doenças como diabetes e hipertensão, que aumentam o risco de doenças cardiovasculares, têm um impacto maior no coração da mulher.
  • A associação entre tabagismo e uso de anticoncepcionais, a menopausa e ovários policísticos também aumentam o risco cardíaco.
  • O coração da mulher bate em média 10% mais rápido do que o do homem, gerando um desgaste maior de suas funções.

terça-feira, 5 de março de 2013

Riscos de Benefícios da pílula anticoncepcional


Como já abordamos no último post, o uso do anticoncepcional deve ser sempre feito com acompanhamento médico, não importando a idade da paciente. Isso porque a pílula pode oferecer riscos à saúde para algumas mulheres que tenham histórico de problemas circulatórios ou que sejam fumantes. Neste caso, o médico vai avaliar os riscos e benefícios e orientar a mulher quanto ao melhor método contraceptivo para o seu caso.

Veja mais algumas informações importantes sobre o uso do anticoncepcional.


Efeitos colaterais:

Para 84% das usuárias, determinadas pílulas anticoncepcionais podem causar reações indesejadas como aumento de peso (45%), enjoo (31%) e dores de cabeça (29%). Nestes casos, é muito importante uma nova consulta com o médico, que prescreverá outra medicação contraceptiva que não apresente estes efeitos, de acordo com o perfil da paciente.

segunda-feira, 4 de março de 2013

O anticoncepcional e o risco de trombose



Apesar de ser um método contraceptivo muito eficaz e trazer inúmeros benefícios às mulheres, o uso do anticoncepcional também envolve riscos e deve ser feito sempre com orientação médica. Quem toma o medicamento com prescrição e faz o devido acompanhamento pode ficar tranquila, afirmam os especialistas.


Recentemente, Autoridades de Saúde Francesas suspenderam a venda do anticoncepcional Diane 35. Quatro mortes por trombose foram associadas ao uso do medicamento no país e novas pesquisas serão feitas para avaliar seus riscos. No Brasil, bem como em diversos outros países, o Diane 35 ainda é permitido e amplamente utilizado.

O coração da mulher também precisa de cuidados


Você sabia que o coração das mulheres é muito mais vulnerável a um infarto do que o dos homens?

As mulheres conquistaram inúmeras vitórias nas últimas décadas, especialmente com maior igualdade no mercado de trabalho, assumindo cargos de liderança, usando todo o seu talento e sensibilidade para grandes realizações na carreira profissional. Tudo isso sem abrir mão de se realizar na vida pessoal e familiar. Haja fibra para tantas responsabilidades, e elas deram conta do recado muito bem! Mas isso também trouxe uma maior exposição a fatores de risco para a saúde cardíaca, como uma rotina bem mais estressante, seguida de má alimentação e sedentarismo. 

Atualmente, as mulheres morrem seis vezes mais de infarto do que em decorrência do câncer de mama. Isso porque, no sexo feminino, muitas vezes os sinais de uma doença cardíaca são desconhecidos e silenciosos: em 70% dos casos de infarto, elas apresentam sintomas discretos que são confundidos com problemas como dores nas costas, falta de ar, náuseas e queimação no estômago. Nos homens esses sintomas costumam ser mais intensos.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Beleza não tem idade: modelo de 80 anos estrela campanha de moda

Marion Finlayson, modelo aos 80 anos

A britânica Marion Finlayson, de 80 anos, conquista todo mundo com sua beleza, seu sorriso sincero, sua simplicidade e naturalidade. Ela é uma prova de que não há idade para se sentir bonita e realizar seus sonhos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...