segunda-feira, 3 de junho de 2013

Kit Fissura: alimentos que ajudam a parar de fumar



Exemplos de alimentos que ajudam a superar a abstinência do cigarro


Segundo o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), é possível controlar as crises de vontade de fumar. A crise dura de 1 a 5 minutos, e a maior recomendação é lembrar que o desconforto vai durar apenas um curto período. Existem algumas dicas para enfrentar esses momentos sem ceder à vontade de voltar a fumar: 

- Beber água, respirar profundamente, se possível com os olhos fechados. É um exercício respiratório que ajuda a relaxar.

- Montar e ter sempre à mão um "kit fissura": porções de alimentos como cravo, canela em pau, passas de uva, damasco picado, semente de abóbora ou casca de laranja seca no forno, legumes crus (cenoura, erva-doce ou pepino cortado em palito), frutas, cristais de gengibre, balas e chicletes dietéticos, bolachas de água e sal e barras de cereal light.

São alimentos ricos em fibras naturais e com sabores que ajudam a reduzir o desejo pelo cigarro. A orientação é que a pessoa masque algum destes ingredientes assim que sentir vontade de fumar. Segundo Ivone Charran, coordenadora do programa de tabagismo, o kit serve para aliviar a ansiedade no processo de abstinência. "A pessoa deve colocar um desses itens na boca e mastigar quando quiser um cigarro". 

iniciativas ajudam fumantes a largar definitivamente o vício
Nas comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, na última sexta-feira, 31, o Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo distribuiu na estação Barra Funda da CPTM, na zona oeste de São Paulo saquinhos com o kit fissura para os fumantes que estão tentando deixar o vício. Em apenas três horas, os 200 saquinhos plásticos com as frutas secas já tinham terminado.

Os fumantes também puderam realizar testes para avaliar seu grau de dependência e receberam orientações, avaliações nutricionais e odontológicas, além de fazer um exame que mede o índice de monóxido de carbono no organismo. 

Os casos mais graves de tabagismo são encaminhados para tratamento em uma unidade de saúde pública especializada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...