terça-feira, 7 de maio de 2013

Benefícios das frutas de outono



O outono nos presenteia com uma variada safra de frutas para todos os gostos. Abacate, mexerica, caqui, coco, goiaba e muitas outras opções deliciosas são encontradas fresquinhas e a preços mais acessíveis. Fontes de vitaminas, sais minerais, água e fibras, só para começar, as frutas são essenciais para o bom funcionamento do organismo e ainda fortalecem a imunidade antes da chegada do inverno. 

O ideal é que um adulto consuma de três a cinco porções de frutas por dia. Se você ainda não tem esse  hábito diariário, esperamos que se sinta inspirado com as dicas abaixo e com a enorme variedade de cores, sabores e aromas que vêm junto com tantos benefícios à saúde. Bon apetit!




Como aproveitar ao máximo os benefícios das frutas:


Cascas: são importantes fontes de vitaminas. Sempre que possível devem ser consumidas, mas lembre-se de lavá-las cuidadosamente em água corrente. 

Sucos: no preparo, o ideal é que não sejam coados para não desperdiçar as fibras. Além disso, não é recomendável que todas as porções de frutas do dia sejam ingeridas em forma de suco, pois eles perdem propriedades importantes, e também são mais calóricos que a fruta in natura. 

Sobremesa: consumir a fruta como uma sobremesa é uma boa pedida para quem não abre mão de um docinho após as refeições ou durante o dia. Creme de abacate, salada de frutas, frutas com granola, além de opções como banana e caqui, que são frutas mais docinhas, são bons exemplos de como fazer essa substituição. Doces à base de frutas também são alternativas de sobremesas mais saudáveis, como gelatinas, frutas com calda de chocolate ou assadas com canela. 

Dieta: para quem está tentado emagrecer, claro que é melhor evitar adicionar chocolate ou leite condensado às frutas, por serem extremamente calóricos, com grande quantidade de açúcar e gordura. 

Misturar várias frutas com leite também aumenta a quantidade de calorias e gorduras em relação à fruta in natura. A fruta in natura traz mais saciedade que o suco ou a vitamina batida, e possui maior concentração dos nutrientes. 


As Frutas da Estação

Abacate: Rico em gorduras monoinsaturadas, fibras e potássio. Indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames. Melhora o sistema circulatório e a pele e ajuda a controlar o colesterol. Contém ácido fólico, que ajuda a prevenir malformações fetais durante a gestação. 

 Banana: Rica em potássio, importante para a contração dos músculos. Equilíbra os líquidos do corpo, evita acúmulo de placas nas artérias e protege contra doenças cardíacas. Rica em fibras que auxiliam na digestão, restaura o intestino após prisão de ventre ou diarreia. Age como antiácido, sendo indicada em casos de azia e úlcera. 


Caqui: É rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2, possui cálcio e ferro. Ação antioxidante que combate radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce e doenças como câncer.


Coco: O valor nutritivo da fruta varia de acordo com seu estado de maturação (amadurecimento). Contém sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro) e fibras que ajudam o intestino.


Goiaba: Rica em vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, gordura e calorias. Auxilia no combate a infecções e hemorragias; Melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; Fortifica ossos, dentes e o músculo cardíaco; dá maior resistência física. Regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso;

Laranja: Rica em vitamina C, cálcio fósforo e ferro. Aumenta a imunidade. Rica em antioxidantes, ajuda a diminuir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerosas. Rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

Limão: Rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, com importante ação antioxidante (combate os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce, a doenças como câncer). Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Por ser antisséptico, é usado para tratar infecções respiratórias. A capacidade de extrair e dissolver ajuda no tratamento de furúnculos e abscessos. Estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água. 

Maçã: Contém vitaminas B1, B2 e niacina, e minerais como ferro e fósforo. Rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo; Rica em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. Contém quercetina, anti-inflamatório que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula o fígado e os rins. 

Maracujá: Com alto valor nutritivo, é rico em vitamina C e vitaminas B2 e B5. Contém sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Ação calmante suave. As sementes possuem ação vermífuga. Rico em vitamina C, que dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. As vitaminas do complexo B têm como função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos. Cálcio e fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, da constituição muscular e da transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o ferro contribui para a boa formação do sangue.


Mexerica/Tangerina: Fonte de vitaminas A, B e C, e também de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos. 

Pêra: Rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Pode ser utilizada para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e na formação dos ossos e dentes. 

Pinha: Também conhecida como fruta-do-conde, é fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...