terça-feira, 26 de março de 2013

A importância da higiene das mãos


Os profissionais de saúde recomendam a higienização frequente das mãos como uma das principais formas prevenção de doenças infecciosas. Esse hábito ajuda a prevenir muitas doenças como conjuntivites, gripes e resfriados, e até mesmo diarreias, que afetam principalmente crianças. Mas será que existe uma maneira mais correta de lavar as mãos? E o álcool gel, pode substituir o uso da água e sabão? 


A médica Ana Freitas Ribeiro, diretora da Central de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, esclarece que o álcool em gel é tão eficiente quanto a lavagem das mãos, prevenindo diversas doenças, como gripes, diarreias e todas as enfermidades de transmissão respiratória. Mas quando há sujidade aparente nas mãos, aí sim é preciso lavá-las com água e sabão.



Os sabonetes antissépticos têm a vantagem de apresentar uma ação residual, permanecendo nas mãos e oferecendo proteção contra germes, vírus e bactérias por mais tempo. O álcool gel também tem essa ação residual. Mas deve ter concentração alcoólica superior a 70% para matar bactérias e vírus. Para higiene das mãos, devemos usá-lo na forma de gel, que contém substâncias que evitam o ressecamento da pele. O álcool líquido deve ser usado somente para limpeza de superfícies.

Além de higienizar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro, é importante reaplicar o álcool gel nas mãos com frequência ao longo do dia, sempre que encostarmos em superfícies de lugares públicos. O vírus da gripe, por exemplo, pode permanecer vivo por até oito horas sobre superfícies, mas é eliminado em contato com o sabonete ou álcool durante a higiene das mãos.

As crianças também devem ser estimuladas desde cedo a lavar as mãos da maneira correta. Além de serem mais vulneráveis às doenças, elas costumam brincar e pegar objetos do chão, e levam as mãos à boca com frequência. Portanto, toda a criatividade é importante na hora de ensiná-la a lavar as mãos, conversando ou cantando durante o processo para ajudar a lembrar de cada etapa. Tudo vale para tornar esse momento divertido e agradável e incorporar este hábito à rotina dos pequenos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...